Guns N' Roses é uma banda de hard rock norte-americana formada em Los Angeles, Califórnia em 1985. A banda, liderada pelo vocalista e co-fundador Axl Rose, passou por várias mudanças de formação e controvérsias desde a sua criação. O Guns N' Roses lançou seis álbuns de estúdio, três EP, um álbum ao vivo e três DVDs musicais ao longo da sua carreira. O álbum mais recente da banda é Chinese Democracy, lançado em 2008 e o primeiro trabalho com novas faixas desde o The Spaghetti Incident?, de 1993.
Suas canções de maior sucesso são "Welcome to the Jungle", "Paradise City", "Don't Cry", "Sweet Child O' Mine", "Patience", "November Rain" que alcançaram o top 10 da Billboard. Na sua fase nova destacam-se as canções "Chinese Democracy"," Street Of Dreams ","This I Love" e "Better", singles do álbum Chinese Democracy, e "Shackler's Revenge", que saiu no jogo Rock Band 2.
A banda já vendeu mais de 100 milhões de cópias em todo o mundo, sendo cerca de 43 milhões somente nos Estados Unidos. O seu álbum de estréia em 1987, Appetite for Destruction vendeu cerca de 40 milhões de cópias no mundo todo, 23 milhões apenas nos Estados Unidos, sendo certificado 23 vezes platina pela RIAA (Associação da Indústria de Gravação da América).
O estilo musical, a presença em palco e a imagem de bad boy da banda contribuíram para o sucesso do grupo durante uma nova era de dominação do hard rock no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Enquanto o glam metal liderava nas vendas de discos, tabelas de vídeos e rádio, os Guns N' Roses ofereciam um som mais tradicional do rock, e conquistaram muitos fãs, impressionados pela autenticidade entusiasmante.
A banda teve grande sucesso mundial entre 1988 e 1993, mas devido a conflitos de personalidade entre os membros do grupo levou ao fim do alinhamento original. Atualmente, Axl Rose e Dizzy Reed são os únicos membros originais no alinhamento do Guns N' Roses, sendo o vocalista desde 1985 e tecladista desde 1990, respectivamente.
Seu novo trabalho, Chinese Democracy foi lançado no dia 23 Novembro (EUA) e 25 de novembro 2008 no Brasil e já vendeu (10 de junho de 2010) cerca de 7 milhões de cópias em todo o mundo, atingindo a certificado de platina nos EUA por chegar a marca de 1 milhão de cópias.
Em meados do ano de 1968 o rock passava por um período de mudanças
fundamentais... o descompromisso do início dos anos 60 passava a dar espaço a
músicas e letras mais elaboradas, representados entre outros pela banda Yardbirds,
de Eric Clapton e Jeff Beck. Nesta época James Patrick Page era um guitarrista de
sessão que já havia gravado com os Rolling Stones, The Who, Pretty Things, entre
outros e foi chamado para substituir Eric Clapton quando este abandonou o
Yardbirds (Eric Clapton viria mais tarde a formar o Cream). Foi a primeira vez que
Page participou de uma banda de renome... mas o que viria depois iria ser muito
mais importante...
No final de 1968 a banda Yardbirds se desfaz e
Page trata de montar um novo grupo. Um amigo
o leva a procurar Robert Plant, vocalista da
pequena Band of Joy. Da Band of Joy vem
também o baterista, John Bonham. Juntamente
com Chris Deja. A banda resolve se chamar New
Yardbirds. O baixista Chris Deja não se encaixa
ao som da banda e é logo substituido por John
Paul Jones, também músico de sessão, que já
havia gravado entre outros com os Rolling Stones.
Jones chegou ao New Yardbirds através de um
anúncio em uma revista de música.
Obviamente o nome New Yardbirds não
agradava. O baterista do the Who, Keith Moon,
achou que a banda de Page era pesada e voava, e sugeriu o nome Lead Zeppelin
(Zepelin de Chumbo). Mais tarde o nome foi mudado para Led Zeppelin a fim de
que os norte-americanos não tivessem problemas com a pronúncia.
No início de 1969 a banda grava seu primeiro disco, auto
entitulado Led Zeppelin. O som era bastante original... com
raízes óbvias no blues, mas pesado de uma maneira geral.
Agradou ao público, embora a crítica inglesa os tenha
criticado muito. O destaque era a música Dazed and
Confused, em que Page solava a sua guitarra com um arco
de violino. Uma turnê americana se seguiu ao disco. Seria a
prova de fogo para a banda. Começaram a turnê abrindo
para bandas maiores e terminaram como atração principal dos shows.
O primeiro disco já havia levado a banda ao topo das
paradas em todo o mundo, apesar de não terem sido
lançados singles (isso revolucionaria o mercado musical dali
para a frente, pois se passou a considerar mais importante
cada disco como um todo ao invés de lançar as músicas
separadamente em singles). Sem interromper as turnês a
banda gravou ainda em 1969 o segundo álbum. Led
Zeppelin II foi um sucesso de vendas ainda maior. Whole
Lotta Love se tornou o primeiro grande hit da banda. Apesar de ser uma banda
inglesa, só com o segundo disco a banda foi aceita na sua terra natal e desbancou os
Beatles no gosto da crítica
Em 1970 a banda tirou "férias" dos shows e se encerrou em
uma cabana na escócia para gravar e compor o álbum mais
acústico do Led Zeppelin. O nome da cabana era
Bron-Y-Aur, que viria se tornar uma das músicas do disco.
O disco Led Zeppelin III deixava claras as raízes da banda
no blues e na música folclórica celta. O disco foi sem
sombra de dúvidas diferente, mostrando muita musicalidade
da banda, mas sem a emoção forte que era a sua
característica. Foi um fracasso de vendas. Os shows da banda haviam se tornado
verdadeiras demonstrações de resistência. Os improvisos que se seguiam a Dazed
and Confused chegavam a durar mais de 45 minutos.
Em 1971 sairia o divisor de águas da carreira do Led
Zeppelin, o album sem título, comumente chamado de Led
Zeppelin IV. Entre outras músicas se destacou Stairway to
Heaven, o rock mais executado e conhecido de todos os
tempos (apesar de não ter sido lançado em single). Stairway
to Heaven era uma mistura única de música acústica e rock
pesado. A música Rock and Roll passou a ser a abertura
dos shows da banda. O sucesso deste álbum foi tão grande
que mentes doentes chegaram cogitar um pacto satânico da banda que haveria
vendido suas almas em troca da fama.
Em 1973 o álbum Houses of The Holy decepcionou aos
que esperavam outras músicas como Stairway to Heaven.
Era um álbum mais denso e difícil de ser ouvido. A banda
neste disco adotou influências de soul e reggae como pode
ser facilmente observado na faixa Dyer Maker. Parte do
público detestou. A música The Song Remains the Same
viria a ser o título do vídeo sobre a banda. De uma forma
ou de outra o Led Zeppelin continuava lotando estádios ao
redor do mundo e vendendo discos como nenhuma outra banda de rock na época.
Em 1975 sai o álbum duplo Physical Graffiti, um album
disperso e extenso demais. A única faixa a adicionar algo a
sonoridade do Led Zeppelin foi Kashmir, que se tornaria
uma das marcas registradas da banda. Logo após o
lançamento de Physical Graffiti um acidente de carro com
Robert Plant levou a banda a férias forçadas durante mais
de um ano, em meio a boatos de dissolução.
O álbum Presence, lançado em 1976 é um reflexo da fase
ruim por que passava o Led Zeppelin. Nenhuma música se
destacava. O cenário do rock mudava com o punk e o Led
Zeppelin não conseguia mostrar criatividade. No meio da
turnê que se segue, um novo acidente, a morte do filho de
Plant, leva a banda a parar novamente. Neste intervalo foi
lançado o vídeo The Song Remains the Same (no Brasil
com o título ridículo de Rock é Rock Mesmo).
Em 1978 o álbum In Through the Out Door marcou a volta
da banda aos estúdios e também aos palcos. Apesar da falta
de novidades a banda continuava a maior do mundo. Após
uma reunião de planejamento da turnê americana, o
baterista John Bonham morre sozinho em seu quarto em
virtude de uma overdose de alcóol. A decisão de acabar
com a banda foi aceita por todos os membros restantes.
28-05-2012
No início de 1986 nada poderia supor que o Nirvana chegaria ao lugar que ocupa no patamar dos astros pop. No ano citado, o cenário musical de Seattle ainda não se destacava e a sua única grande contribuição para o mundo do rock havia sido a figura de Jimi Hendrix. Bandas como Melvins, Tad, Mudhoney(que mais tarde viria a dar origem ao Pearl Jam) e Soundgarden eram apenas mais algumas perdidas em meio a centenas de pequenos grupos de uma cidade chuvosa em que cada vez aumentava e, curiosamente, a fama da banda começava a chegar antes dela com a divulgação dos shows e do disco em rádios alternativas. No final da mini turnê, a banda gravou um disco de curta duração chamado Blew, lançado apenas nos Estados Unidos.
Aproveitando um convite da banda revelação de Seattle na época - o Tad, o Nirvana viajou como banda de abertura em uma turnê pela Europa. Em um dos shows o trio conseguiu chamar atenção de um executivo da gravadora Geffen. A história da banda começava a mudar e em pouco tempo surgiu a oportunidade de uma mudança de rumos. Apesar das ligações afetivas com a Sub Pop, era claro que o Nirvana não podia negar um contrato com uma gravadora maior. Além do mais, o preço pago pela Geffen à Sub Pop pela rescisão do contrato do Nirvana era suficiente para tirar a gravadora do buraco.
Pouco antes da gravação do novo disco pela nova gravadora, o baterista Chad Channing foi chutado por diferenças musicais. Em seu lugar entrou Dave Grohl. Com esta formação o trio conquistaria o mundo. Em setembro de 1991, logo após o lançamento de Nevermind, ocorreu muito mais do que o esperado. Do dia para a noite o disco pulou para o topo das paradas, sem divulgação em rádios ou na MTV. A imprensa musical correu atrás do prejuízo e em menos de um mês a banda saiu do anonimato e passou a ter que escolher as entrevistas que iria conceder e os programas TV de que iria participar.
Aconteceu durante o verão daquele ano, quando uma canção chamada "Smells Like Teen Spirit" foi lançada.. A partir do momento em que os riffs recortados e letras furiosas começaram a preencher o ar, ficou muito claro para qualquer um que tivesse orelhas que uma nova era do rock’n’roll havia começado. O hard rock alternativo acabara de chegar e o Nirvana era o seu mensageiro. No som e na atitude o Nirvana era diferente de tudo que a sociedade mainstream do rock jamais tinha escutado. Enquanto eles existiam no rock underground, durante três anos, lançaram dois discos pelo selo independente de Seattle, Sub Pop. Mas, uma vez que assinaram com a gigante Geffen Records parece que o Nirvana instantaneamente acertou o caminho para o mundo mainstream. Sem sacrificar nada do seu charme e som latente, o vocalista e guitarrista Kurt Cobain, o baixista Chris Novoselic e o baterista Dave Grohl se transformaram em um grupo destinado a destruir o status do rock e introduzir as massas apreciadoras deste ritmo em um som cheio de sentimentos, que muito vinha da sensibilidade crua do punk e do tradicionalismo do hard rock.
"Nós vamos para o palco e tocamos", disse Cobain em 1992. "Se estivermos desafinados, está tudo bem. Seu eu não me lembrar das letras, está tudo bem também. As pessoas que vêem ao show parecem gostar dele, não importa o que façamos. Contanto que haja um feeling no lugar, nós estamos felizes."
Às vezes, parecia que o Nirvana tinha inventado o feeling que se tornou "o som do começo dos anos 90". Junto com outras bandas de sua cidade, como Pearl Jam, Soundgarden e Alice In Chains, o Nirvana ajudou a introduzir o que passou a ser popularmente conhecido como Grunge rock Movement – um termo que apenas algumas bandas envolvidas na cena gostavam ou sequer compreendiam. Para o Nirvana, tudo o que eles estavam fazendo era continuar uma nobre tradição do rock underground. A música deles estava baseada em uma energia selvagem trazida por duas gerações de bandas pouco apreciadas como o Black Flag, Melvins e Meat Puppets, todos grupos que influenciaram diretamente o artista que se transformou em compositor, Kurt Cobain. Foi o vocalista predominantemente louro, perpetuamente pálido e magro que se tornou a cara mais reconhecida de toda a cena de Seattle. As fortes paixões que vinham de suas canções, as quais revelavam problemas instalados em sua alma, pareciam falar para uma igualmente problemática geração, da qual muitos estavam procurando por alguém que colocasse todos os seus medos, raivas e frustrações em canções. Em Cobain eles encontraram seu santo patrono.
"Kurt foi uma das pessoas com mais dom que eu já encontrei", Grohl disse. "Desde o momento em que o conheci, que foi depois do Nirvana já estar junto por algum tempo, eu senti que ele era diferente de todo mundo que havia conhecido até então. Mas seus problemas, as coisas que faziam com que as canções tivessem tanto sentimentos, também eram sua destruição. Ele realmente não podia competir com o mundo. O estrelato era a última coisa que ele queria. Eu realmente penso que Kurt teria sido muito mais feliz se ele tivesse feito música sozinho no meio do mato. Ele jamais estaria preparado para dar de cara com o clarão das luzes do holofote público."
De fato, parecia que, assim que o primeiro disco do Nirvana lançado através de uma grande gravadora - Nevermind chegou ao topo das paradas, as história que falavam sobre os problemas de saúde, com drogas e dificuldades emocionais de Kurt começaram a preencher a cena do rock. Chegou a um ponto em que as histórias quase foram esquecidas, como se tivessem sido inventadas pela imaginação superativa de alguns publicitários. Infelizmente, todas aquelas histórias provaram ser verdadeiras.
Em 1992, em meio às imensas turnês a devido à falta de tempo para lançar material inédito, a gravadora lança Incesticide, uma coletânea.
Em 1993 é lançado In Utero. A banda parecia estar numa encruzilhada. Era praticamente impossível repetir o sucesso de Nevermind. Os fãs antigos abominavam a banda que havia se vendido para mídia, enquanto os fãs novos exigiam bits de sucesso como os de Nevermind, mas mesmo assim a fama do Nirvana continuou subindo como um foguete. Depois veio com o casamento lucrativo de Kurt Cobain com a rainha do rock, Courtney Love, e com suas turnês de ingressos esgotados – a saúde do cantor continuou a deteriorar. Por um lado, seus tão falados problemas serviram para aumentar sua mágica. Ele era o modelo perfeito para os anos 90, uma talentosa e problemática alma vivendo à beira de um desastre pessoal. Faltava só uma coisa para transformar Cobain de ícone cultural para Deus do Rock e, em abril de 1994, esta coisa aconteceu.
Ele foi encontrado morto em sua casa de Seattle, vítima de um tiro na cabeça, disparado por ele mesmo. Por mais que tenha tentado evitar e negar isso, Kurt Cobain se tornou o que mais odiava, um ídolo pop. Em suas letras eram descobertos muito mais significados e poesia do que ele próprio supunha. Ele bem que devia se sentir roubado de sua rebeldia, tomada e vendida pela mídia. Durante meses o mundo do rock lamentou. Cobain foi rapidamente aclamado como símbolo de seu tempo e considerado o John Lennon de sua geração. Embora tenha sido um compositor de primeira e um emotivo e poderoso músico, devemos considerar se as contribuíções dadas por Kurt ao mundo do rock serão lembradas mais pelo conteúdo emocional de suas canções do que pelo final sangrento de sua vida. Parece ainda que, sem dúvida, os esforços de Cobain ajudaram a revitalizar o mundo do rock e colocá-lo de volta no caminho certo quando ele mais precisava. Em um tempo no qual todas as bandas pareciam estar se tornando sintéticas, tatuadas, bem ao estilo de L.A, os esforços de Cobain nos ajudaram a lembrar como o rock’n’roll deveria ser. Seus versos introspectivos e muito pessoais convenceram um gasto cenário do rock a acreditar novamente em si mesmo.
Com o Nirvana, o som de Seattle, juntamente com o visual clássico dos jovens da cidade, com bermudas e camisas de flanela, passou a ser moda. Desde os Sex Pistols, o underground não vendia tanto. Aparentemente a banda passava intocada por tudo isso e, apesar de seus integrantes terem se tornado milionários instantâneos, eles continuavam quebrando os mesmos equipamentos baratos em seus shows. O sucesso do Nirvana de imediato ultrapassou a carreira de dezenas de bandas da cidade de Seatle. Embora não houvesse uma identidade musical entre as bandas, durante dois anos foram poucos os novos grupos a explodirem sem usar bermudas e camisas de flanela. Entre outras bandas da geração de Seattle se destacaram Pearl Jam, Soundgarden, Tad, Mudhoney, Prong etc.
26-05-2012
Pink Floyd foi uma banda de rock britânica formada em Cambridge, Inglaterra, em 1965, que atingiu sucesso internacional com sua música psicodélica e progressiva. Seu trabalho foi marcado pelo uso de letras filosóficas, experimentações musicais, capas de álbuns inovativas e shows elaborados. O Pink Floyd é um dos grupos de rock mais influentes e comercialmente bem-sucedidos da história, tendo vendido mais de 200 milhões de álbuns ao redor do mundo. A banda foi induzida ao Hall da Fama do Rock and Roll em 1996.
A banda, originalmente, consistiu dos estudantes Roger Waters, Nick Mason, Richard Wright e Syd Barrett. Fundado em 1965, eles, inicialmente, tornaram-se populares tocando no cenário underground londrino, no fim dos anos 60. Sob a liderança de Barrett, lançaram dois singles ("Arnold Layne" e "See Emily Play") e um bem-sucedido álbum de estreia, The Piper at the Gates of Dawn, de 1967. O nome Pink Floyd é a abreviação de The Pink Floyd Sound, nome sugerido por Barrett em homenagem a dois músicos de blues admirados por ele: Pink Anderson e Floyd Council.
O guitarrista e vocalista David Gilmour juntou-se à banda em 1968, meses antes da saida de Barrett do grupo, devido ao seu estado de deterioração mental, agravado pelo uso de drogas. Na sequência da perda de seu principal letrista, Roger Waters tornou-se o principal compositor e líder conceitual do grupo, com Gilmour assumindo a guitarra solo e parte dos vocais. Com essa formação o Pink Floyd atingiu o sucesso internacional com álbuns como The Dark Side of the Moon, Wish You Were Here, Animals e The Wall.
Wright deixou o grupo em 1979, e Waters em 1985, mas Gilmour, Mason e, subsequentemente, Wright, continuaram a gravar e se apresentar. Waters processou-os por questões legais relacionadas ao uso do nome "Pink Floyd"; todavia, a disputa foi resolvida com uma decisão que permitiu à Gilmour e Mason que continuassem a usar o nome, ainda livrando Waters de quaisquer obrigações contratuais com a banda. Dois álbuns foram lançados após esse conflito: A Momentary Lapse of Reason e The Division Bell. Após quase duas décadas de amargor entre seus membros, o Pink Floyd se reuniu em 2005 para uma única apresentação, no concerto para a caridade Live 8. Wright morreu em 2008. Os membros restantes — Waters, Gilmour e Mason — reuniram-se novamente, para um show da The Wall Tour de Waters, em 12 de maio de 2011, na O2 Arena, em Londres; Gilmour tocou "Comfortably Numb" com Waters e "Outside the Wall" com Mason e Waters.
19-05-2012
Dire Straits foi uma banda de rock britânica formada em 1977 por Mark Knopfler (guitarra e vocais), seu irmão David Knopfler (guitarra), John Illsley (baixo) e Pick Withers (bateria). Embora formada em uma época em que o punk rock reinava absoluto, decidiram lidar com as convenções do rock clássico, firmando-se em uma sonoridade mais leve, que agradou ao público cansado do som superproduzido do rock dos anos 70. Não tardou para que a banda se tornasse conhecida mundialmente, ganhando o status de disco de platina logo em seu primeiro álbum. Mesmo com "pouco" tempo de banda e apenas 5 álbuns de estúdio, a banda ultrapassou a marca de 100 milhões de discos vendidos mundialmente.
Entre suas canções mais conhecidas estão "Sultans of Swing", "Lady Writer", "Romeo and Juliet", "Why Worry", "So Far Away", "Money for Nothing", "Walk of Life", "Tunnel of Love" e "Brothers in Arms".
Junho - Mark, seu irmão David e John Illsley dividiam um apartamento em Deptford (subúrbio de Londres) reunem-se a Pick Withers, formam um grupo e começam a ensaiar. O nome do grupo, Dire Straits, foi sugestão de um amigo de Pick e é uma gíria que significa "estar duro", "sem dinheiro". Dezembro - Ed Bicknell aceita gerenciar o grupo, propondo um acordo, a banda teria que ser incluída como grupo de abertura dos shows da excursão inglesa dos Talking Heads, que estava para começar.
1978
14 de fevereiro a 08 de março - Mark, David, John e Pick estiveram nos Resing Street Studios em Londres para gravar o álbum Dire Straits. Junho - O LP é lançado na Inglaterra. Entra no Top das 50 mais tocadas, mais precisamente no 37o lugar da parada inglesa, e acaba por sair do Top. Tem início a batalha pela divulgação da banda na própria Inglaterra. Partem para uma excursão por clubes e universidades, terminando com dois shows no The Marquee, em Londres.
Janeiro - O Dire Straits vai para o Muscle Shoals, Alabama, mixar Communiqué, o 2o LP do grupo. Fevereiro - O grupo excursiona pela Alemanha e Holanda. 19 de fevereiro - O grupo recebe seu primeiro Disco de Platina na Auatrália e também na Nova Zelândia, com o LP Dire Straits.
1982
Fevereiro - Tem início a carreira solo de Mark. É convidado a fazer a trilha sonora do filme de David Puttman (que dirigiu Chariots of Fire), Local Hero, estrelado por Burt Lancaster. No Brasil, o título do filme foi traduzido como Momento Inesquecível. 1o de março - Os Straits vão para os estúdios em Nova York, onde até o dia 5 de junho terminariam a gravação e a mixagem do 4o álbum, Love Over Gold. Junho - Mark acompanha as filmagens de de Local Hero na Escócia. Julho - Inicia-se as gravações da trilha de Local Hero, que termina em agosto. - Pick Withers, baterista do Dire Straits, deixa a banda. Setembro 24 - É lançado o álbum Love Over Gold. - A música Private Investigations é lançada no Reino Unido, acabando por transformar-se no maior sucesso britânico do Dire Straits. Em apenas duas semanas chega ao segundo lugar da parada. Outubro - Terry Williams entra para a banda substituindo o baterista Pick Withers, que já havia deixado o grupo em junho.
1984
Dezembro a janeiro de 1985 - Entram em estúdio para a gravação de Brothers In Arms, 0 6o álbum do grupo. As gravações foram feitas em estúdios de Nova York e Montserrat.
1985
Maio - Os Straits iniciam uma excursão com shows em Israel, seguindo a viagem por mais de 25 países. Ao todo, foram mais de 210 concertos com encerramento na Austrália no dia 26 de abril de 1986.
Apesar do grande sucesso, a banda terminou sem estardalhaços em 1994, quando Mark Knopfler expressou o desejo de não mais fazer turnês em larga escala, passando imediatamente a se dedicar integralmente à sua carreira solo.
13-05-2012
Creedence Clearwater Revival foi uma banda de country rock californiana formada por John Fogerty (guitarra e vocais principais), Tom Fogerty (guitarra), Stu Cook (baixo) e Doug Clifford (bateria), que, sob outras denominações, tocavam juntos desde 1959.
Adotaram o nome Creedence Clearwater Revival em 1967, com o qual lançaram as primeiras gravações em 1968. O nome surgiu pela junção do nome de um amigo de Tom Fogerty, "Credence Nubal", com "Clearwater", uma cerveja da época e Revival, simbolizando a união entre os membros, que já tocavam juntos desde 1959. Ao nome de Credence, adicionaram um e para lembrar creed (crença, credo).[1] Em 1968 obtiveram o primeiro disco de ouro, com o álbum de estreia, Creedence Clearwater Revival.
Ao longo da carreira, entre singles e álbuns, conquistaram nove discos de ouro e sete discos de platina. Separaram-se em julho de 1972. John Fogerty foi quem teve mais êxito na carreira solo. Seu irmão Tom faleceu em 6 de setembro de 1990. Em 1993 o Creedence Clearwater Revival foi introduzido ao Rock and Roll Hall of Fame.
Recentemente, Stu Cook e Doug Clifford formaram o Creedence Clearwater Revisited, e passaram a excursionar pelo mundo, tocando antigos sucessos da formação original.
12-05-2012
Após a dissolução da banda no início da década 70, e especialmente desde a morte de Morrison em 1971, o interesse nas músicas dos Doors tem-se mantido elevado, ultrapassando mesmo por vezes o que o grupo teve enquanto esteve activo. Em todo o mundo, os seus discos e DVDs já venderam mais de 50 milhões de cópias, e continuam a vender cerca de 2 milhões anualmente.
Sei que muita gente já conhece a história do doors, mas tem muitas pessoas que ja esqueceram o que é o verdadeiro e bom velho rock in roll.
07-05-2012 19:33:01
08-05-2012
FALAR SOBRE O THE DOORS
Falar sobre o The Doors não é somente falar de mais um grupo de rock que marcou a história. Primeiro, porque eles tinham uma luz especial, um sentimento bastante diferenciado dos outros grupos. Segundo, porque o vocalista Jim Morrisom conseguiu transportar toda sua veia poética para as letras das músicas. Quando acontecia um show o The Doors, você não ia apenas a mais um show, mas sim presenciar uma experiência única, visto que ninguém nunca podia prever o que poderia acontecer. Jim poderia cantar simplesmente as músicas, ou provocar a multidão com gestos obscenos, poesias, improvisações ou danças esquisitas. Tudo poderia acontecer. Jim Morrison era a alma do The Doors, alimentada pela música de Ray Manzarek, Jhon Densmore e Robby Krieger. E tudo isto junto fez o The Doors der imortal.
O INÍCIO
THE DOORS foi um grupo que formou-se conceitualmente, contra todos os padrões musicais vigentes em 1965, época em que surgiu. Uma combinação das letras escritas por Jim Morrison, poesia contundente emblemática e surreal, que tratavam de temas estranhos á música pop, colada nos sons dissonantes da batida de jazz da bateria de John Densmore, na guitarra cristalina de Robbie Krieger que misturava influências jazz e flamengo, e nas improvisações melódicas elípticasdos teclados de Ray Manzerek, que tinha tudo para permanecer eternamente no underground musical de Los Angeles, onde os Doors estiveram fixos durante seus dois primeiros anos de atividades.
JIM MORRISON depois de estudar psicologia na Flórida, decidiu fazer cinema em Los Angeles na faculdade da UCLA, onde conheceu Ray Manzerek, que além de interessar por cinema, tinha uma sólida formação como pianista clássico. Manzarek na época tocava jazz-boggie nos bares e fazia parte do grupo musical pop Rick & The Ravens. Já a "banda de jazz" onde manzarek tocava, não tinha nome, por não ser exatamente uma banda organizada, mas uma turma de cinco músicos, com piano (Manzarek), bateria (Ed Cassidy, que depois formou Spirit), trumpete, sax e baixo, que gostava de se encontrar e tocar ao vivo. A estréia de Jim Morrison como cantor, se deu numa dessas sessões, em meados de 1962, num café-bar de Los Angeles chamado Mother Neptune's, um local que consertava o clima beatnik dos anos 50.
EM 1963, Morrison fez uma viagem nostálgica a Washington DC, onde passou parte de sua adolescência, e voltou a percorrer os bares onde se tocava blues e jazz, reacendeu sua paixão pela música negra e decidiu formar com Manzarek um grupo musical que pudesse reproduzir aquele tipo de música. Antes do grupo existir, o nome já estava escolhido, The Doors, uma referência à poesia de William Blake e à prosa de Aldous Huxley, ("Quando as portas da percepção estiverem abertas, tudo será visto como realmente é; infinito"), que eram muito conhecidos e apreciados entre os jovens intelectuais e universitários, devidoàs experiências com drogas alucinógenas que narravam nos seus livros; o nome era referência direta do livro de Huxley, As Portas Da Percepção, onde o autor conta suas experiências com mescalina (muito doido). Pouco antes da decisão de formarem os Doors, Manzarek tentou integrar Morrison ao grupo Rick & the Ravens, por ter ficado impressionado com as letras das músicas de Jim, ("As letras eram versos extraidos de seus poemas, foi como se eu visse uma bomba explodindo, sucesso total "Manzarek), Morrison não foi aceito pelo grupo por causa de sua inexperiência musical e por ser tímido demais ao cantar em público.
ABRE-SE AS PORTAS
COM OS DOORS ainda em formação, apareceu Jonh Densmore, que na época tocava num grupo chamado The Psychedelic Rangers; o termo "psicodélico" ainda não tinha se banalizado, derivava de LSD, o ácido lisérgico, e de outra drogas químicas alucinógenas que rolavam soltas e seriam proibidas em meados 1966 (Sorte de quem viveu nessa época 60-65, Telmo 99). O lugar onde Manzarek e Morrison o conheceram não podia ser mais apropriado: uma palestra proferido pelo guru Maharishi Maheshi Yogi, que depois ou três anos depois tornaria-se uma espécie de super-star da meditação transcendental. Mal o trio fez os primeiros ensaios e já gravaram uma fita demo com cinco músicas, sem saber tocar nenhum instrumento, usava a intuição criando as melodias inteiramente na cabeça. Moonlight Drive, My Eyes Have Seen You, End Of Night, Summer's Almost Gone e Hello I love You, apenas com vocal piano e bateria era uma tentativa de colocar juntos música e poesia, o que não era nenhuma novidade depois de Bob Dylan e Simon & Garfunkel, porém não aquele tipo de poesia. A fita foi recusada por todas gravadoras. Alguns meses e muitos ensaios depois, conseguiram contrato com o selo da Columbia, atrvés de Billy James, também de Los Angeles, que havia contratado os Byrds, tambem de Los Angeles, qua havia se tornado a banda americana de rock de maior sucesso. James exigiu um guitarrista Na Banda Doors, foi assim que Densmore trouxe Robbie Kriger para os Doors, um amigo das sessões de meditação transcendental, que casualmente tocava guitarra sendo delitante entusiasta dos estilos classico , flamenco e jazz. Manzarek, Densmore e Morrison o admitiram nos Doors impressionados pelas suas duas principais influências, Django Reinhardt e Wes Montgomery, conforme Krieger orgulhosamente admitiu ao comparecer para o teste sem sua guitarra.
EMBORA OS DOORS na Columbia tenham ficado durante todo segundo semestre de 65 sob a proteção de Billy James, nada foi gravado. Novamente sem contrato, começaram 1966 tocando em um clube underground da Sunset Boulevard em Los Angeles, o London Fog, onde deram forma definitiva ao seu estilo, que encantava alguns e horrorizava outros. Além dos originais de Morrison, incorporavam ao repertório vários blues recolhidos do repertório classico do gênero, principalmente do blues elétrico de Chicago e alguns covers de gravações mais recentes como Glória, de Van Morrison/ Them.
DURANTE meses em que ocuparam o palco do London Fog, Morrison se transformou do cantor tímido e fragíl para a performer visceral, sensual e incendiario que fez história, já nessa época começava a criar em torno de si uma aurea de símbolo sexual que muito lhe atrapalhou, desviando a atenção crítica do artista sério, como desejava ser visto. A residência no London Fog tambem lhe deu um fã de peso, o músico Arthur Lee líder da banda Love, já na época um dos músicos mais respeitados de Los Angeles. Foi Lee quem levou o presidente da Elektra, Jac Holzmam, para ve-lôs ao vivo no Londo Fog. Holzmam, no inicio não gosta, mas volta por quatro noites e acaba se convancendo, através de sua gravadora Elektra, promovia uma revolução na música popular americana, com a revelação de talentos como o próprio Love de Arthur Lee, Judy Collins, Tom Rush, MC 5 e Tim Buckley, contratou Doors e colocou Paul Rotchild para produzi-los
NO FINAL de 1966 os Doors foram para um clube melhor, o lendário Whiskey A Go-Go, justamente para substituir o Love. A platéia que assistia os Doors desde o início e formava seu primeiro núcleo de fãs, era formada por hippies, drogados, místicos, artitas e malucos de todo o tipo que habitavam o circuito subterrâneo dos bares de Los Angeles. Já no Whiskey A Go-Go, eles alcançavam outro tipo de público, jornalistas , artistas de projeção, a alta classe média , gente formada de opinião. O impacto que os Doors provocaram na mídia de Los Angeles a partir das primeiras apresentações no Whiskey A Go-Go foi imediato e intenso; Rotchild para não perder o momento, levou o Doors para o estúdio e gravou todo repertório da banda em seis dias. Mais uma semana para as mixagens e escolha das músicas, o primeiro LP, The Doors estava pronto.
08-05-2012
AC/DC
No começo, em 1955, a face do rock and roll estava mudando rapidamente. Este
foi o ano em que Elvis apareceu pela primeira vez nas paradas, Bill Halley and the
Comets fazia todos dançarem em volta do relógio, Chuck Berry encontrava Muddy
Waters, e o maior guitarrista de todos os tempos, Angus Young, nascia. Mas ele não
nasceu um rock-star, claro... para chegar lá ele teve uma pequena ajuda de seus
irmãos.
MALCON ANGUS ANGUS
(A história do uniforme escolar do Angus é que quando era mais jovem ele voltava da escola, pegava a guitarra e saia novamente para tocar, ainda com o uniforme da escola. Mais tarde, quando a banda começou, sua irmã Margaret sugeriu que ele devia continuar usando aquilo. Ele não concordou mas depois foi convencido pelo irmão
George, que achou que o uniforme faria as pessoas lembrarem da banda. )
Angus e Malcolm foram apresentados ao cenário do
rock and roll por seu irmão mais velho, George. Ele
se tornou um grande astro na Austrália em meados da
década de 60 com um grupo chamado Easybeats. Isto
deixou uma impressão nos dois irmãos mais novos e
os dois acabaram aprendendo a tocar guitarra,
tomando lições de George quando este não estava em
turnê. Depois eles montaram a sua própria banda.
Malcolm participou de algumas bandas de garagem
que não chegaram a lugar algum. Em 1971 chegou a
participar do Velvet Underground. Angus, por seu
lado, montou uma banda chamada Tantrum. As
únicas apresentações foram em festas escolares. Isto
durou até 1973 quando ambos se juntaram para formar o AC/DC.
A estréia do AC/DC ocorreu na festa de ano novo de 1973 no clube noturno
Sydney's Chequers. A formação inicial da banda era: Angus na guitarra solo,
Malcolm na guitarra base, Colin Burgess na bateria, Van Knedt no baixo e Dave
Evans nos vocais. A formação sofreu diversas alterações. Primeiro Colin Burgess
saiu, sendo substituido por Ron Carpenter. Depois Larry Van Knedt saiu sendo
substituido por Rob Bailey. Carpenter não durou muito e foi substituido por Russell
Coleman, logo depois trocado por Peter Clark.
A formação Young-Young-Evans-Bailey-Clark gravou o primeiro single da banda,
Can I Sit Next to You Girl/Rockin' In the Parlour. As próximas mudanças na
formação foram decisivas. O motorista da banda, Bon Scott, disse que sabia tocar
bateria e logo tomou o lugar de Peter Clarks. Ele também trouxe para a banda
Bruce Houwe, baixista, substituindo Bailey. Não demorou muito para que Angus e
Malcon se cansassem de Dave Evans que assumia uma postura cada vez mais glam
rock. Então Evans saiu e Bon se tornou o frontman do AC/DC. Logo depois
Houwe saiu e George Young assumiu o baixo.
O álbum de estréia do AC/DC, High Voltage foi gravado em apenas 10 dias. O
álbum foi lançado na Austrália em Fevereiro de 1975. Phill Rudd e Mark Evans
foram chamados para assumir a bateria e baixo. Esta formação gravaria os próximos
três álbums, T.N.T. em 1975 e Dirty Deeds Done Dirt Cheap em 1976. As
gravações de TNT foram lançadas em alguns países apenas como parte integrante
do álbum High Voltage.
Let There be Rock saiu em 1977. É deste disco um dos maiores clássicos da
banda, presente em todos os shows desde então, Whole Lotta Rosie. Durante a
turnê uma briga entre Angus e Mark levou este último a abandonar a banda. Não se
tratou de diferenças musicais ou coisa parecida, e sim de uma briga de verdade,
com os punhos, aparentemente por causa de uma mulher.
O AC/DC não teve problemas em conseguir um novo baixista. Rapidamente
contrataram Cliff Williams, que está na banda desde então. Esta formação gravou
alguns dos melhores álbums do AC/DC. Em 1978 saiu Powerage. Depois lançaram
o álbum ao vivo If You Want Blood You've Got It que foi gravado a partir de
fitas de diferentes shows em 1978.
Finalmente gravaram o que é considerado o melhor disco da era Bon Scott,
Highway to Hell, em 1979. O título é uma referência (e uma sátira, claro) a
Stairway To Heaven, do Led Zeppelin. Vem deste disco (pelo título e por causa da
gravura da capa) a fama de satanistas do AC/DC. Os boatos de pacto com o diabo e
de que a banda seria uma má influência para a juventude foram reforçados quando
um famoso assassino que se entitulava Night Crawler foi preso e se declarou fã da
banda.
O AC/DC estava recebendo sua merecida popularidade mundial quando uma
tragédia aconteceu. Em 19 de fevereiro de 1980 o vocalista da banda, Bon Scott, foi
achado morto no banco de trás do carro de um amigo. Em um pronunciamento
oficial à imprensa foi informado que Bon morrera de causas naturais, mas como ele
havia bebido muito na noite anterior, acredita-se que ele tenha morrido ao desmaiar
e se sufocar com seu próprio vômito. Há também boatos de que haveria heroína
envolvida, mas a verdade nunca será comprovada.
A questão era decidir se deveriam continuar. Malcolm e Angus rapidamente
decidiram que deveriam, e começaram a procurar o substituto em março. Muitos se
apresentaram, mas nenhum parecia o artista certo por uma razão ou por outra. Um
fã de 14 anos de Chicago enviou uma carta ao AC/DC recomendando o cantor
Brian Johnson, que tocava na banda Geordie. Malcolm lembrou de ter assistido a
um show da banda Geordie e que o próprio Bon havia comentado sobre que grande
cantor Brian Johnson era. A banda fez uma audição com Johnson e pronto.
O próximo álbum da banda, Back in Black, foi uma obra de arte. Bon havia escrito
15 músicas antes de sua morte, mas todas as composições foram abandonadas. A
banda achava que não seria certo que outra pessoa cantasse as músicas de Bon,
então compuseram o álbum inteiro novamente. O álbum foi lançado em julho de
1980, com uma capa preta como tributo a Bon Scott. Esta gravação se tornou o
disco heavy metal mais vendido, mais de 10 milhões de cópias.
O AC/DC alcançou o auge da fama por volta de 1981. Dirty Deeds Done Dirt
Cheap foi finalmente lançado nos Estados Unidos e rapidamente se tornou um
sucesso, chegando a vender mais que Back in Black durante algum tempo. Eles
finalmente eram super-stars.
A formação que gravou Back in Black gravou mais dois álbums. Em 1981
lançaram For Those About to Rock We Salute You, que foi o seu único álbum a
atingir o número 1 na Bilboard.
Após uma imensa turnê mundial gravaram Flick of the Switch em 1983. O
baterista Phil Rudd estava envolvido com drogas e pouco participou das gravações.
Uma briga (de verdade, com os punhos) entre ele e outro membro da banda não
revelado ao público foi a gota dágua para que ele fosse despedido da banda.