Off Road ou Fora de estrada é um termo do vocabulário inglês que literalmente quer dizer "fora de estrada" e designa atividades variadas praticadas em locais desprovidos de estradas pavimentadas, calçadas ou de fácil acesso e trâmite. Geralmente os locais preferidos para prática do off road são os mais distantes de cidades e desprovidos de infra-estrutura urbana. O contato com a natureza é algo desejado e apreciado e o objetivo desta atividade é superar as dificuldades de acesso e transposição impostos pela natureza como por exemplo na forma de lama, pedras, erosões, subidas e descidas íngremes, neve, alagamentos, etc.
Atualmente o off road está associado à adrenalina e à velocidade pois as atividades mais comuns utilizam-se de veículos motorizados como motos, jeeps e camionetes, mas também existem atividades off road praticadas com cavalos, bicicletas e também a pé.
O Off-Road motorizado que hoje é utilizado como esporte e terapia pelos seus praticantes, nasceu de uma necessidade de guerra. Os primeiros veículos foram criados durante a 2ª Guerra Mundial com o objetivo de penetrar e deslocar tropas e soldados em locais de difícil acesso.
Atividades off road podem ser praticadas como lazer e também como competicões organizadas.
Em termos de competições temos os Enduros, Rallys, Raids. No Brasil anualmente é realizado o Rally dos Sertões que a partir de 2004 passou a englobar paises vizinhos e é considerado o maior rally da américa latina. Em termos globais, o Rally Paris-Dakar é tido como o maior e mais perigoso rally do mundo e também é a atividade off road com maior prestígio na mídia.
Por sua natureza de "desafio" o off road é tido como atividade de risco e requer o uso de equipamentos de proteção, basicamente, capacetes, luvas e óculos de proteção; entretanto a gama de equipamentos pode variar bastante de acordo com o tipo de atividade off road praticada.
Uma parte muito importante para seu veículo Off Road é a manutenção deve-se estar atento se o seu mecânico e a sua oficina oferecem suporte e segurança ao seu veículo.
Drift ou Drifting é uma técnica de direção de carros ou motos que consiste em deslizar nas curvas escapando a traseira, girar o volante para que as rodas dianteiras estejam sempre em uma direção oposta a curva (se o carro vira para a direita então a roda deve estar aesquerda, e vice versa), controlando o nível de derrapagem, fazendo o carro literalmenteandar de lado ou cautar literalmente.
O drift moderno teve inicio no “All Japan Touring Car Championship races” há 38 anos atrás. O legendário motociclista e corredor Kunimitsu Takahashi foi o criador da técnica em 1970. Ele ficou famoso batendo seu “apex” (o ponto onde o carro esta mais perto da curva) em alta velocidade e derrapando na curva, saindo da curva com mais velocidade que o normal. Depois dessa façanha ele ganhou uma legião de fãs que deram inicio ao drift japonês.
Um corredor de rua chamado Keiichi Tsuchiya ficou particularmente interessado no drift de Takahashi, Tsuchiya começou a praticar suas técnicas de drift nas montanhas do Japão, e rapidamente ganhou uma grande reputação. Em 1977, uma revista muito popular de tunning e carros concordou em produzir um vídeo sobre as habilidades de Tsuchiya, esse vídeo conhecido como Pluspy se tornou um hit e inspirou milhares de corredores profissionais de drift que correm nos circuitos atualmente. Em 1988 o diretor chefe da Option magazine Daijiro Inada ajudou a organizar o primeiro tornei especializado em drift.
O drift chegou no Brasil muito tempo depois, o drift no Brasil só começou a ganhar destaque com a popularização do tuning e a chegada de jogos e filmes relacionados, caso do filme Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio e divulgação feita pela Drift Brazil. Depois de sua estreia vários documentários e matérias em jornais e revistas começaram a falar sobre o drift,o drift está representado por diversos clubes e foruns em Portugal e no Brasil.
19-05-2012
Downhill é uma modalidade do “montain bike” onde se desce o mais rápido possível um trajeto. Esses trajetos são bastante variados, muito íngremes (alguns quase verticais o.0) e exigem muita técnica e conhecimento da modalidade, possuem muitos obstáculos como galhos, pedras soltas, buracos, raízes, pontes, etc. São pistas extremamente rápidas, chegando a passar dos 90 km/h na bike.
Feitas em morros e montanhas, o desgaste físico é grande em função da concentração exigida, e geralmente, do grande esforço para chegar ao início do trajeto (tudo que desce, um dia subiu hehe).
Pela necessidade de peças muito boas e resistentes, as bicicletas usadas na prática do DH são caras, e pesam em média 20 kg. Para que a descida não se torne suicídio, é preciso ter atenção a alguns ítens na bike:
Quadros: Devem aguentar impactos muito fortes, a probabilidade de queda é grande e o número de saltos e obstáculos são maiores ainda.
Suspensão: O ideal é ter suspensão dianteira e traseira, com recuo mínimo de 180mm, as “pauladas” nos saltos e obstáculos são muito fortes e se a suspensão não for boa, você vai sentir o impacto e a chance de cair aumenta muito.
Freios : Devem ser a disco com acionamento hidráulico, a pressão exercida sobre eles é alta demais e freios com cabos não são boas opções.
Pneus: Diferem de acordo com o terreno, mas geralmente são largos e com boa aderência.
Cambio: Não existe o câmbio dianteiro. No seu lugar é instalado uma guia de corrente, que tem a missão de manter a transmissão funcionando apesar de todas as trepidações que a pista transmite à bike .
Deve ser observada a geometria e a posição do quadro, para se adaptar ao terreno, ela é mais alta na frente e inclinada atrás, desse modo provavelmente você cai menos.
A segurança do atleta é muito importante também, são usados capacetes com proteão para o queixo e para o pescoço (aqueles parecidos com de moto), joelheiras e caneleiras em conjunto, cotoveleira, proteção nas costas e no peito e óculos (sim, voce fica parecendo um motoqueiro). Mas todos os itens são de extrema importancia dada a periculosidade do esporte.
13-05-2012
O Automóvel Clube do Rio Grande do Sul foi fundado no dia 12 de julho de 1949, e naquela época as provas eram realizadas nas ruas e estradas do nosso estado. Em 8 de novembro de 1970 o sonho virou realidade com a inauguração da pista de Tarumã, em Viamão, município a 30 km da capital Porto Alegre. Hoje é uma das mais tradicionais pistas do automobilismo nacional. Por aqui desfilaram grandes pilotos, em duelos memoráveis, momentos que estão registrados na mente dos amantes da velocidade.
É o único autódromo privado do Brasil, e sua manutenção depende tão somente dos eventos promovidas pelo ACRGS. A principal característica do circuito é a velocidade, sendo a pista mais rápida do Brasil, um grande desafio para os pilotos. Pontos como a Curva Um, Tala Larga e Curva Nove são "temidos" pelos pilotos, mas o desafio da velocidade e a superação do esporte faz com que esses homens "amem" a pista de Tarumã.
www.autodromodetaruma.com.br/
As noites de Racha Tarumã são muito importantes para manter o mercado sempre funcionando. Lá, toda sexta feira os pilotos podem levar seus carros para acertos, treinar a reação e alinhamento, fazer contatos e socializar com o pessoal da cena da performance.
Esse tipo de atividade mantém o foco dos participantes na arrancada e na performance, o que por sua vez mantém o mercado sempre andando e também propicia evolução constante para os pilotos e preparadores.
Alguns dos esportes radicais e de aventura podem ser praticados sem maiores custos, desde que a pessoa esteja preparada. Entretanto, é importante destacar que nem todos os esportes são gratuitos ou baratos. E é por isso que decidi falar de um esporte que para praticar não basta ter apenas coragem.
Agora, só um lembrete que parece óbvio, mas vale a pena ressaltar: para garantir a sua segurança não saía por aí, saltando, sem antes freqüentar as aulas de uma boa escola de pára-quedismo, porque os riscos podem ser fatais.
A história do paraquedismo começou com o francês Andre-Jacques Garnerin. Aparentemente o maluco conseguiu saltar com sucesso com um paraquedas de um balão de ar quente em 1797! De lá para cá o paraquedas acabou ganhando utilidade na guerra, é claro, onde foi utilizado inicialmente como meio de segurança pelos militares que operavam balões e outras aeronaves, caso alguma emergência ocorresse era só se jogar e rezar. Com o passar do tempo o paraquedas foi aperfeiçoado e passou a ser usado para levar os militares ao campo de batalha onde as tropas terrestres não conseguiam acesso.
Só que o paraquedas não virou algo para uso exclusivamente militar, existem relatos de competições láááá em 1930, mas só em 1951 foi que o paraquedismo tornou-se um esporte reconhecido internacionalmente. A medida que o tempo foi passando, os humanos foram tornando-se cada vez mais entediados e hoje em dia boa parte das pessoas buscam essa atividade de maneira recreativa, em busca de adrenalina ou alguma nova sensação que ele ainda não teve a oportunidade de experimentar.
21-05-2012